PortugueseDutchSpanishDanishEnglishFrenchGermanItalianRussian
left-arrowright-arrow

PINUS HALEPENSIS

Pinus_halepensis

Nome botânico: Pinus halepensis Mill.

Nome vulgar: Pinheiro de Alepo. Família: Pinaceae.

Distribuição original: É natural da costa do Mediterrâneo, abrangando Portugal, Espanha, Grécia, Italia e França, na Europa; Norte da África; margens do Mar Negro.

Descrição: Árvore com cerca de 15 m de altura, resinosa. Tronco mais ou menos tortuoso. Copa subarredondada. Ramos glabros.

Folhagem: Folhas 2, ás vezes, 3 em cada verticilo, com duração de mais ou menos 2 anos agrupadas nas pontas dos ramos como «pincel», delgadas, primeiramente de cor azul-acinzentada e depois verde-escura, 5-14 cm de comprimento, com seção mais ou menos semilunar, ápice agudo, canais resiníferos junto da superfície.

Inflorescência: Amento masculino cilíndrico, com cerca de 0.7 cm de comprimento.

Frutos: cone novo verde-amarelado. cones maduros em 5-14 cm de comprimento e cerca de 3 cm de diâmetro, geralmente solitários, persistentes, ovado-cônicos, castanhos, brilhantes; sobre pedúnculo robusto, apontado para trás, com 1-2 cm de comprimento; escamas oblongas, mais ou menos angulosas, disco pouco saliente com um múcron ligeiramente saliente.

Sementes: escuras, com cerca de 6 mm de comprimento, ovado-oblongas. Um kg tem 30'000-60'000 sementes que podem ser armazenadas por vários anos em embalagem herméticas em lugar seco e frio. A germinação é sem pré-tratamento dentro de 15-30 dias. Não precisa micorrizas, pode ser plantado directamente no lugar definitivo (zona bio-climatológica húmida) ou em sacos plásticos.

Uso económico: A madeira tem um peso específico de 0.50-0.53 e é moderada durável. Secagem e preservação fácil; pode ser utilizada para construções em geral e caixas. Os troncos servem para postes de construção, para cercas e para lenha. A árvore produz resina. É plantada mais para fins de proteção do que de produção pela forma má do tronco.

Observações: Cresce relativamente bem em terrenos pobres de montanhas. Embora de fácil adaptação ao meio ambiente, não tolera climas de frios intensos e solos húmidos. Cresce bem em climas com 400-800 mm de precipitação durante inverno, com 5-6 meses de seca, com temperaturas de 2-34 °C em altitudes de 1'500-2'500 m. Aguenta solos de textura ligeira até média e com boa drenagem. É resistente ao frio, ao vento salgado e à seca; é moderadamente tolerante ao fogo.