PortugueseDutchSpanishDanishEnglishFrenchGermanItalianRussian
left-arrowright-arrow

PINUS BRUTIA

Nome botânico: Pinus brutia Ten. Sinônimo: Pinus halepensis var.brutia (Ten.) Elwes & Henry. Família: Pinaceae.

Distribuição original: Pode-se considerar como subspécie de Pinus halepensis, o qual tem origem na costa do Mediterrâneo Nordeste, Cipres, Turquia, Síria e Iraque setentrional.

Descrição: Parece o «Pinheiro Alepo» com forma mais recta e altura maior até 20-30 m. Copa delgada, extensa e irregular, subarredondada. Râmulos avermelhados ou amarelados, tornando-se castanho-acinzentados. Tronco resinoso, reto, com casca castanho-acinzentada.

A espécie é mais tolerante ao frio e à seca que o Pinheiro Alepo.

Folhagem: Folhas 2, 11-15(18) cm de comprimento, 0.5-1.5 mm de largura, delgadas, ápice fino, margens finamente dentadas, verde com linhas esbranquiçadas em todas superficies, em fascículas com escamas persistentes. As folhas são, em geral, mais longas do que as de «Pinheiro Alepo» e são também mais grossas.

Vea a figura de agulhas! image\verder0.gif

Inflorescência: Amento masculino elíptico, com 6-7 mm de comprimento, amarelo-avermelhado.Frutos: Cones castanho-avermelhados e brilhantes em grupos de 2-4 (às vezes 6), não curvados para atras sobre pedúnculos curtos ou sésseis; ovado-cônicos, até 10 cm de comprimento, persistentes e indeiscentes. Escamas quadrangulosas com ápice exposto, planas e ligeiramente concavas.

Sementes: 2 expostas na base da escama do cone, escuras, com asa castanha 3-4 vezes mais comprida do que a semente. Um kg tem 15'000-35'000 sementes, que podem ser armazenadas com temperatura ambiental por 1 a 2 anos. Germinam sem pré-tratamento dentro 12-16 dias. Plantado em sacos plásticos, sem micorrizas.

Uso económico: A madeira tem um peso específico de 0.50-0.60, não é durável, fácil de preservar, secar e trabalhar, apta para construcões ligeiras e pesadas, marcenaria e caixas. Madeira em rolo usada para postes de transmissão e para cercas. A árvore produce resina, cultivado como ornamental e para lenha.

Observações: Cresce em terrenos muitos variáveis e pobres, em altitudes de 0 até 1'200 (2'500) m, em áreas com precipitação anual de 400-900 mm, durante inverno, mas até 250 em zonas com alta humidade. Aguenta temperaturas de 0-35 °C, com 5-6 mese de seca; é resistente ao fogo, tolerante ao frio e à seca.