PortugueseDutchSpanishDanishEnglishFrenchGermanItalianRussian
left-arrowright-arrow

PARKINSONIA ACULEATA

Parkinsonia_aculeata

Nome botânico: Parkinsonia aculeata L.

Nome vernacular em Cabo Verde: Acácia Martins. Significação do nome: O género foi nomeado em honra de John Parkinson (1567-1650) botanico Inglês, nome específico significa com espinhos. Família: Caesalpiniaceae.

Distribuição original: America tropical e sub-tropical desde os Estados Unidos até Argentina.

Descrição: Árvore pequena com 4-10 metros de altura com espinhos. Tronco curto e torcido até 40 cm em diâmetro, muitas vezes ramificado desde a base, com copa aberta de ramos estendidos e folhagem fina, pendente; verde, caduca. Casca do fuste, ramos e râmulos lisa, verde-amarelada ou glauca, de troncos velhos tornando-se castanha e fissurada ou escamada; cortiça interior verde e ligeiramente amargosa. Râmulos delgados, ligeiramente em ziquezaque, finamente pilosos quando jovem, muitas vezes com 3 espinhos incluido 2 estípulas espinhosas. Espécie das zonas áridas e semi-áridas, tolerante às temperaturas extremas. Precipitação anual de 200 a 1'000 mm, com 9 meses de seca. Aguenta vários tipos de solo, especialmente cascalhos desérticos e areias grossas ao lado de vales e ravinas.

Folhagem: Folhas alternas, bipenada compostas, com pecíolo comum muito curto terminando num espinho de 1-2 cm de comprimento e 1 ou 2 pares de pecíolos descendente, verde-amarelados, com 20-30 cm de comprimento e 3 mm de largura, plano e ligeiramente engrossado. Cada pecíolo tem 20-30 pares de folíolos finos, oblongos e verdes com 3-5 mm de comprimento, caducas. O pecíolo parecido à lâmina duma grama, continua servir como folha após a queda dos folíolos.

Inflorescência: Racemos axilares com 7.5-20 cm de comprimento sem ramificação. flores abundantes sobre pedicelos delgados e compridos, irregulares e fragrante, dourado-amarelas, 2 cm ou mais em diâmetro. Floração durante todo o ano.

Fruta: Vagem quase cilíndrica, 5-10 cm de comprimento, 6 mm ou mais de diâmetro, apertada entre as sementes, ponta alongada.

Semente: oblonga com 1 cm de comprimento, castanho-escura, 1-5 na vagem.

Uso económico: Folhagem e vagens servem como alimentação de gado. Também os râmulos são comestível para cabras e ovinos. Semente comestível para homens. A árvore é plantada como ornamental, para cercas vivas, controle de erosão e estabilização de dunas. A madeira é castanho-esvermelhada, dura, com peso especifico de 0.6, textura fina, quebradiça. Serve como lenha e carvão.

Observações: A espécie foi plantado extensamente nas regiões tropicais do mundo, especialmente nas zonas áridas. Cresce do nível do mar até 1300 metros. Foi introduzido em Cabo Verde pelos Portugueses como espécie forrageira. Grandes plantações com esta espécie e Acácia Americana (Prosopis juliflora) foram plantados em 1966 na ilha de Maio. Foi plantada no Planalto Leste nas zonas baixas e quentes do lado sul-sudeste. Crescimento em geral fraco, tanto como a sobrevivência. Cresce melhor em altitudes baixas, ao lado de vales e em ribeirinhas.