Nome botânico: Eucalyptus camaldulensis Dehn. Sinônimo: E.rostata Schlecht. Família: Myrtaceae.
Distribuição original: Austrália.
Descrição: Árvore geralmente maciça, de 24-36 m de altura e 90-210 cm de diâmetro. Fuste geralmente curto, mas grosso; copa ampla. Casca apenas persistente na base do tronco, onde chega a 5 cm de espessusra, cinzento-forte, rígida, sulcada; no resto da árvore é decídua, lisa, esbranquiçada, acinzentada ou fulva, com máculas extensas cinzentas, avermelhado-pardacentas ou amarelo-avermelhadas, soltando-se faixas. Râmulos quadrangulares, típicamente avermelhados. Cresce em climas trópicais até subtrópicais com temperaturas de 8-36 °C, em altitudes de 0-2'000 m e com precipitações de 250-1'250 mm por ano com 4-8 meses de seca.
Folhagem: Folhas estreitamente lanceoladas, quase lineares, frenquentemente falcadas, acuminadas, um tanto aromáticas quando esmagadas, concolores, com 9-20 cm de comprimento e 7-15 mm de largura; nervuras pouco visiveis, obliquas (45°). Folhas juvenis são opostas, ovado-lanceoladas, um tanto glaucas, passando não raro ao vermelho.
Flores: em umbelas 5-10-floras; pedúnculos finos, 4-angulosos ou cilíndricos, 7-15 mm de comprimento; pedicelos delicados, 4-angulares, 4-10 mm de comprimento.
Frutos: finamente pedicelados, hemisféricos, minutos, 5-8 mm de comprimento e 5-7 mm de largura.
Semente: de forma variável, 1-2 x 0.8-1.2 mm, alouradas, estriadas, brilhantes; hilo terminal, mínimo, dificilmente visível; um quilo engloba 490'000 sementes férteis. A capacidade germinativa sustenta-se pelo menos durante 10 anos se guardar em vasilhas herméticas em ambiente frio e seco. Germinação entre 4-15 dias.
Uso económico: plantado para sombra e abrigo. a madeira é atro-rubra, dura, muito durável até durável, com peso específico de 0.7-0.9, fácil de trabalhar e preservar, mas dificil de secar. Usada para construções pesadas, dormentes e marcenaria. Madeira em rolo usada para postes de transmissão, de construção e de cerca.