PortugueseDutchSpanishDanishEnglishFrenchGermanItalianRussian
left-arrowright-arrow

CHAMAECYPARIS LAWSONIANA

Chamaecyparis_lawsoniana

Nome botânico: Chamæcyparis lawsoniana (A.Murray) Parl. Significação do nome: Cipreste anão, primeiramente encontrado pelo botanista Lawson. Foi descrita assim, sem saber que a árvore cresce muito alto na sua região nativa. Família: Cupressaceae

Distribuição original: Estados Unidos da América ocidental. Plantada extensivamente na Europa.

Descrição: Árvore grande até 65 m de altura. Sempre verde, parecido ao Cipreste, mas com râmulos achatados em vez de quadrados.

Folhagem: Folhas opostas e decussadas, as laterais mais grandes do que as outras, todas ligeiramente achatadas, agudas, com glândulas translucidas, e com marcações brancas em baixo.

Inflorescência: cone masculino cor de rosa ou vermelho.

Frutos: cone feminino cerca de 8 mm de diâmetro, globoso, castanho-amarelado se maduro. Com 8 escamas, cada uma com depressão central dentro da qual encontra-se um aresta saliente.

Semente: 2-4(5) em cada escama, ovóides, aladas, com tubérculos resinosos notáveis.

Uso económico: extensivamente plantada para produção de madeira nas áreas temperadas de Europa e América. Também existem muitas cúltivars ornamentais.

Observações: Plantada nos anos cinquenta no Planalto Leste no núcleo de Água das Caldeiras, área Pedra Rachada. Hábito de arbustos até 2.5 metros de comprimento. O género Chamaecyparis, junto com o género Cupressus pertence à familia da Cupressaceae do clase Coniferinae.

Para facilitar a sua determinação veja a tabela de determinação de Ciprestes.