PortugueseDutchSpanishDanishEnglishFrenchGermanItalianRussian
left-arrowright-arrow

CASUARINA EQUISETIFOLIA

Casuarina_equisetifolia

Nome botânico: Casuarina equisetifolia L. Sinônimo: C.littoralis Salisb. Família: Casuarinaceae.

Nome vernacular: Casuarinha

Distribuição original: Austrália setentrional, Indonésia, Malásia, India e Sri Lanka e algumas ilhas do Pacífico.

Descrição: Árvore sempre-verde com 15-25 m de altura. Copa verde-acinzentada, aberta, com râmulos pendentes; parecida a uma conífera.

Folhagem: Folhas são reduzidas até uma bainha sobre os pecíolos.

Semente: sementes são produzidas em quantidade: 700'000-800'000 por quilo. Podem ser armazenadas em vasilhas herméticas com temperatura de 4 °C até 8 meses. Germinação sem pré-tratamento em 20-40 dias de 60-70% de semente fresca; 5-22% de semente com 12 meses armazenada. As plântulas precisam sombra no viveiro, e o terriço deve ser inoculado com nódulos de raízes.

Uso económico: A árvore é plantada como quebra-ventos, para melhorar as condições do solo, como ornamental, para conservação de solo e fixador de dunas. A madeira tem um peso específico de 0.8-1.2, é moderadamente durável, razoável para preservar, difícil de trabalhar, serrar e secar; é muito dura. A madeira serrada é usada para construções em geral e para construção de barcos. Troncos útil para postes de construção, de transmissão e de cerca.

Observações: Árvore adaptada ao clima seco e ao ar salgado. Aguenta temperaturas extremas de 0-50 °C, cresce em altitudes de 0-1'500 m, com precipitação de 200-2'000 mm anual e com 6-8 meses de seco. É tolerante aos solos calcários e/ou ligeiramente salinos; não cresce bem em solos pesados como argila. Espécies parecidas foram plantadas como C.tenuissima, C.cunninghamiana, e C.stricta.