Nome botânico: Acacia seyal Delile. Sinônimos: A.stenocarpa Hochst. ex. A.Rich., A.hockii De Wild. Família: Mimosaceae.
Distribuição original: África do Norte, em toda a zona Saheliana desde Senegal até Chade e Sudão, África Oriental desde Egipto até Somália, Quénia, Mozambique e Namíbia.
Descrição: A espécie tem muita variedades ecológicas e regionais. Árvore pequena ou arbusto espinhoso, caducifólio, com 3 a 12 metros de altura e fuste com 20 a 60 cm em diâmetro. Copa em forma de guarda-sol, tipicamente para os exemplares adultos. Casca esvermelhada por causa de um revestimento farinhoso ou verde-esbranquiçada, dependendo da variedade. A cortex solta-se em lâminas rectangulares, onduladas na margem, cinzento-escuras. Râmulos lisos, coberta com glândulas pequenas, esvermelhadas e com farinha amarelo-creme ou fulva. Casca interior verde-clara. Espinhos até 6 cm de comprimento aos pares na base das folhas, rectos, agudos e brancos. Nas variedades com casca branca, a base de alguns pares de espinhos são inchadas e juntadas servindo como refúgio para formigas.
Folhagem: Verde-mate, alterna, bipenada composta, com 4 a 8 cm de comprimento; 3-12 pinas de 1 a 2 cm de comprimento, tendo 10 a 20 pares de folíolos com 3 a 8 mm de comprimento. Pecíolo comum até 8 cm de comprimento.
Inflorescência: Glomérulos 10 a 15 mm em diâmetro, abundantes sobre pedúnculos delgados nas axilas das folhas; douradas ou amarelo-claras.
Frutos: vagens em grupos de três ou mais, estreitas,ligeiramente curvadas, com 7-20 cm de comprimento e 5-9 mm de largura; ligeiramente apertada entre as sementes. Ápice e base alongados, glabra, castanha, persistente, mesmo depois a queda das sementes.
Semente: castanha, comprimida, com 7 a 9 mm de comprimento, com funículo delgado. Um quilo tem 20'000 a 22'000 sementes. Pre-tratamento como todas as acácias.
Uso económico: A espécie é plantada como produtora de forragem, tanto as folhas, flores como os frutos. Dá goma que se vende no Sudão como «Talh» e pode substituir a goma Arábica, mas é mais escura e inferior à goma de Acacia senegal. A casca tem até 20% de tanino. O Chá de casca serve como remédio. A madeira é branca até amarelo-castanha, com linhas finas escuras, pesada, dura com textura crua. Não é durável, mas se pode melhorar com imersão prolongada em água. É fácil a trabalhar. Importante recurso de lenha.
Observações: A espécie foi introduzido em 1984 no Planalto Leste e primeiramente plantada em algumas provas de eliminação. O crescimento é fraco; a sobrevivência é boa em zonas baixas e com clima quente.