PortugueseDutchSpanishDanishEnglishFrenchGermanItalianRussian
left-arrowright-arrow

ACACIA SALICINA

Acacia_salicina

Nome botânico: Acacia salicina Lindl. Família: Mimosaceae.

Distribuição original: Austrália, SA, Victoria, NSW, NT e Queensland.

Descrição: Árvore com copa larga e casca áspera, aspecto gracioso, até 12 m de altura ou arbusto grande até 5 m de altura com aspecto de salgueiro. Casca com fissuras, tronco até 60 cm em diâmetro, ramos e folhagem pendente. As vezes com filódios mais curtos. A espécie prefire locais húmidos perto das linhas de água, mas também tolerante ao seco com precipitação anual de 150-350 mm. Existe uma sub-espécie «arida» com ramos delgados e filódios pilosos com pelos suaves e largos em plantas adultas. Também com filódiosd de nervação mais saliente. Rebrotes de raízes podem estar presente.

Folhagem: Variável, lisa, verde-pálida até verde-azulada, pendente, com filódios rectos ou curvados com 4-17 cm de comprimento e 4-25 mm de largura. Nervura central saliente com nervação lateral indeterminada. Margem ondulada com ápice fino e obtuso, muitas vezes recurvado. Uma glândula na base, e às vezes na ponta, do filódio.

Flores: Glomérulos grandes amarelas pálidas claras com 10-12 mm de diâmetro. 15-15 flores num glomérulo. Inflorescência de racemos curtos, ou panículas de 2-8 bolas, com 1-7 cm de comprimento.

Frutos: Vagens bege até castanho-clara, arredondadas, lenhosas, normalmente rectas, com 4-12 cm de comprimento e com 6-12 mm de largura, com margens engrossadas, usualmente não apertadas entre nas sementes.

Semente: brilhante, preta até castanho-escura, arredondada, com 4-6 mm x 3.5-4.5 mm x 2 mm de espessura, longitudinal na vagem, usualmente com funículo escarlate, engrossado em un arilo, enrolado vários vezes ao redor do semente.

Observações: Árvore ornamental. Foi introduzido no Planalto Leste nos anos cinquenta pelos Portugueses para produção de lenha. Tolerante para todos tipos de solo. Resistente ao seco. Tolerante a condições salinas. Suspeita de ser venenosa. A casca era utilizado por aborígenes para envenenar peixe. Madeira com textura fina, dura, castanho-escura.