PortugueseDutchSpanishDanishEnglishFrenchGermanItalianRussian
left-arrowright-arrow

ACACIA MOLLISSIMA

Acacia_mearnsii

Nome botânico: Acacia mearnsii De Wild. Sinônimos: Acacia decurrens (Wendl.)Willd. var. mollis Lindl.; A.mollissima auct., non Willd. Família: Mimosaceae.

Distribuição orginal: Austrália sudeste, também introduzida ha muito tempo em África e Latino-América.

Descrição: pequena até grande árvore com 6-25 m de altura, tronco recto até 50 cm de diâmetro. Copa larga. Casca preta ou castanha, quase liso. Ramos angulosos, cinzentos, pilosos densos, aspecto dourado durante a juventude. A árvore cresce em climas semi-áridos com inverno fresco. Precipitação anual de 500-700 mm. Tolerante aos vários tipos de solo, mas não calcário.

Folhagem: Folhas alternas, bipenadas, suavemente pilosas, com 8-15 cm de comprimento, com 6-20 pares de pinas, com 2-5 cm de comprimento e uma glândula redonda à base da cada pina em cima do pecíolo comum. Foliólos numerosos, com 20-70 pares em cada pina, minutos, densos e tocante, estreitos oblongos, com 3 mm de comprimento, obtusos, com pelo denso e suave, amarelos no juventude, tornando-se verde-escuro com a idade.

Inflorescência: Cachos terminais ou nas axilas das folhas, compostos de 20-30 glomérulos amarelo- claros com 7-8 mm de diâmetro.

Frutos: Vagem estreita e oblonga, com 5-10 cm de comprimento e com 5-9 mm de largura, achatada, rugosa, castanho-escura ou preta, finamente pilosa, madura em 14 meses.

Semente: elíptica, achateada, preta, com 4 mm de comprimento. Um quilo tem aproximadamente 66'000 a 80'000 sementes. Pre-tratamento consiste de banhar em água quente de 90-100 °C e deixar resfriar durante 12 horas. Depois lavar dois ou três vezes em água limpa e deixar secar na sombra. Germinação é de 75% ou mais em 7-14 dias. Armazenagem em vasilhas herméticas e em ambiente fresco e seco por vários anos.

Uso económico: Molíssima é o recurso principal de tanino no mercado mundial. A casca tem 35-40 % de tanino de qualidade superior, usado para curar couros duros para sapatos. A madeira é de cor amarela-clara até vermelha-clara, pesada (peso específico 0.7-0.85), médio duro até duro, durável. Produz lenha e carvão excelente e pode servir para curar tabaco. Os troncos servem para postes de construção, a pulpa serve para papel de embrulho e cartão.

As árvores são plantadas para controle de erosão em linhas de quebra-vento em montes escarpados e em solos pobres. Fixação de nitrogénio serve para melhorar solos de agricultura. Povações densas providenciam forragem. Também é uma espécie ornamental.

Observações: Foi introduzido em Cabo Verde pelos Portugueses antes da segunda guerra mundial. Plantado no Planalto Leste desde 1952. Nas zonas húmidas o crescimento é razoável. Não resiste largas períodos de seca. Rebrotação nas zonas húmidas e regeneração por semente é forte. Para a produção de troncos delgados e rectos as árvores devem ser plantadas em povações densos, com espassamento de 50 x 50 cm, com clareação regular. Existe também a «Molíssima Prata» A. dealbata Link, que é iqual em tamanho de folíolos, mas em vez de pelos dourados, têm pelos prateados nos râmulos novos, sem constricções entre as sementes na vagem. A casca é prato-acinzentada quando maduro e faltam as glândulas entre as pinas.