PortugueseDutchSpanishDanishEnglishFrenchGermanItalianRussian
left-arrowright-arrow

ACACIA HOLOSERICEA

Acacia_holoserea

Nome botânico: Acacia holosericea A.Cunn. ex G.Don

Significação do nome: completamente coberta com pelos sedosos. Família: Mimosaceae.

Distribuição original: Austrália: partes tropicais de Queensland, New Territories e Austrália Ocidental, ao lado de ribeirinhas como também em ladeiras coluviais.

Descrição: Arbusto ou árvore pequena, muitas vezes delgada, com folhagem verde-prateada, até 8 metros de altura. Casca castanho-escura, áspera. Râmulos lisos ou pubescentes com três costelas salientes. Partes novas sempre esbranquiçadas, densamente pilosa com pelos sedosos.

Folhagem: Variável; filódios grandes, preateados até verde-glaucos, oblongo-ovóides, com 10 a 25 cm de comprimento e 1.5 a 9.5 cm de largura; pubescentes ou às vezes glabros, com três nervuras salientes juntando-se na margem inferior perto da base. Nervação secundária peninervea. Ápice obtuso, às vezes glândular. Pecíolo comprido e robusto, usalmente piloso, com 5 a 12 mm de comprimento; glândula perto da base.

Inflorescência: espigas delgadas com flores amarelas, muito claras, com 3 a 6 cm de comprimento e 4 a 5 mm de largura; em cima de pedúnculos robustos pubescentes de 2 a 5 mm de comprimento nas axilas dos folíolos, aos pares ou simples. Floração principalmente na primavera.

Frutos: Vagens em grupos densos, curvadas ou espiralizadas, lisas ou peludas, com venação, castanho-escuras, com 3 a 6 cm de comprimento e 2.5 a 5 mm de largura; margens ligeiramente engrossadas, estreitas e elongadas, quase não apertadas entre as sementes. Vagem persistente nos ramos, mesmo depois da queda das sementes.

Semente: preta, oblonga, comprimida, com 3 a 5 mm de comprimento e 2 mm de largura, longitudinal na vagem. Funículo dobrado e terminando num arilo amarelo-claro em forma de copo. Sementes maduras dois meses após a floração.

Uso económico: árvore ornamental ou para quebra-vento, com produção de lenha.

Observações: Precisa solos com boa drenagem e temperaturas elevadas. Poda ligeira após a floração pode melhorar o crescimento. Foi introduzido no Planalto Leste em 1984 e plantado em provas de eliminação. Crescimento em geral médio nas zonas bio-climatológicas semi-áridas. Cresce melhor nas piemontes coluviais e nas partes mais baixos com altitudes de 0 a 900 metros sobre o nível do mar.