Nome botânico: Acacia cyclops A.Cunn. ex G.Don (também escrito A.cyclopis).
Significação do nome é olho redondo, aparentemente referindo-se à semente com arilo vermelho ao redor. Família: Mimosaceae.
Distribuição original: Austrália ocidental.
Descrição: Arbusto ramificado de 2-3 m de altura, ou árvore pequena até 8 m. Tronco até 20 cm em diâmetro com copa arredondada. Em locais ventosos, um arbusto-anão muito ramificado até 50 cm de altura de forma arredondada. Ramos angulosos e estreitos. Muito resistente à seca. Climas áridos e semi-áridos sub-trópicais com precipitação anual de 200-800 mm. Temperaturas de 31°C no verão até 5°C no inverno. Suporta vários tipos de solos de arenhoso até argiloso. Crescimento lento, mas resistente ao ar salgado, salinidade, vento, e temperaturas extremas. Não tolerante à sombra.
Folhagem: filódios alternos, verde-claros, brilhante na juventude, estreitos oblongos, com 4-9 cm de comprimento e 5-13 mm de largura, quase rectos, obtusos com ápice curto e duro, curvado a um lado, rugosos, sem pelos, 3-7 nervuras principais a partir da base com umglândula pequena na margem superior.
Inflorescência: Glomérulos, 1-3 em cima de pedúnculos curtos nas axilas das folhas. Comprimento até 3 cm, diâmetro de bolas 7 mm. Flores pequenas de cor amarela.
Frutos: Vagem estreita, oblonga, com 4-12 cm de comprimento e com 8-12 mm de largura, plana, torcida ou curvada, castanho-escura.
Semente: oval, plana, com 5 mm de comprimento, arilo vermelho ao redor.
Uso económico: Estabilização de dunas. Qualidade de lenha é muito boa. Folhagem comestível para cabras. Não rebrota após corte.
Observações: á espécie foi introduzida no Planalto Leste em 1984 e plantada em algumas provas de eliminação de espécies florestais.