Nome botânico: Acacia saligna (Labill.)H.Wendl. Sinônimo: Acacia cyanophylla Lindl. Significação do nome: aspecto de salgueiro. Família: Mimosaceae.
distribuição orginal: Sudeste de Austrália.
Descrição: Arbusto ramificado com 2-5 m de altura ou árvore pequena, com 5-10 m de altura, com folhagem muito variável. Tronco curto até 30 cm de diâmetro. Ramificação desde perto do chão com copa extensa. Casca cinzento-escura ou castanha, rugosa, com fissuras. Plantas jovens com casca lisa, cinzenta ou castanho-vermelha. Ramos delgados, finamente angulosos, verde, muitas vezes pendentes. Cresce na sua área natural do nível do mar até 325 m. Introduzida na África do Sul para fixar dunas e agora classificada como ameaça séria, por consumir água, substituir vegetação natural e muito difícil a erradicar. Cultivada em muitas partes do mundo tropical e sub-tropical, inclusive na região mediterrânea e África do Norte.
Folhagem: Filódios alternos, muito variável em forma, de linear até lanceolado, 10 vezes mais comprido que largo, com 8-25 cm de comprimento e com 0.5-2 cm de largura. À base da planta podem ser 20-32 cm de comprimento e 4-8 cm de largura. Forma recta até ligeiramente curvada, com ápice largo, glabro, muitas vezes pendentes, sem brilho, glauco até esbranquiçado, com nervura central saliente e muitas nervuras laterais. Glândula grande em forma de ponta com 1-2 mm ou mais em diâmetro à base da margem superior do filódio.
Inflorescência: Glomérulos, (1)2-10 por racemo em cima de pedúnculos compridos nas axilas dos filódios. Racemos até 8 cm de comprimento na axila dos filódios. Bolas redondas, amarelas-claras ou douradas, com 7-10 mm em diâmetro, com 25-55 flores pequenas.
Frutos: Vagem linear, 8-12 cm de comprimento, 4-6 mm de largura, recta, plana, com margem ligeiramente engrossada, ligeiramente apertada entre as sementes, castanha.
Semente: oblonga até ligeiramente elíptica, com 3-6 mm de comprimento, castanho-escura até preta brilhante em cima de um funículo amarelado.
Uso económico: arbusto ornamental em Australia leste. Serve para quebra-vento. Crescimento muito rápido com sistema radicular extenso. Usada para recuperação de terrenos escavados. Cresce em todos os tipos de clima tropical e em todos tipos de solo. A madeira usa-se para lenha e carvão, postes, mãos e cabos de ferramentas. A casca produz tanino. Introduzido no Planalto Leste em 1952 e plantada em escala grande desde 1984.